sexta-feira, 12 de junho de 2009

SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM PAINS


Semana do meio ambiente em Pains, é celebrada com gesto concreto e não com mera retórica pelo prefeito Ronaldo Márcio Gonçalves: “Não vou deixar o trem da história passar na minha frente. A discussão hoje é a preservação da Gruta do Éden, que a partir de hoje passará a ser monumento natural. Amanhã será o combate à poluição em nossa cidade que está relacionada aos objetivos de preservação e conservação do meio ambiente, considerados fundamentais ao benefício das gerações futuras. A Gruta do Éden é uma caverna calcária de grande importância devido à sua beleza cênica, dimensões expressivas, presença de espeleotemas raros, cursos d’agua perene. Está entre as maiores cavernas do Brasil”
Pains é junto com Arcos, Córrego Fundo e outros vizinhos uma região do Centro-oeste mineiro rica em calcário. Acompanhei Lula, em sua caravana pelo Velho Chico antes de ser presidente. Fizemos questão que ele se encontrasse na ocasião, com os empresários das caieiras no Posto Charutão do Dr. Zé Pedro, entre Córrego Fundo e Formiga. Muita água correu de lá para cá. Hoje um companheiro de Lula, Ronaldo Gonçalves, fala com firmeza como prefeito de Pains e empresário do ramo da mineração: “A mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de nossa sociedade, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável.”
Ronaldo Gonçalves conhece as causas históricas da problemática que administra: “Os impactos causados pela mineração no perímetro urbano e onde se localiza a Gruta do Éden, geraram conflitos sócio-ambientalistas pela falta de intervenção do poder público, que não reconheceu os interesses coletivos envolvidos.” E sabiamente Ronaldo enfatiza a ação conjunta do tripé – governo, setor produtivo e comunidade – na busca de soluções: “Os conflitos gerados pela mineração exigem uma coordenação dos poderes públicos, que atuam no setor mineral, em conjunto com a sociedade civil e com os empresários, de modo que sejam implementadas normas de procedimentos com critérios claros.”
O prefeito Ronaldo não esconde da população os dados reais da situação e os mostra em plena audiência pública democrática, aberta a todos: “O impacto causado pela mineração nesta região sobre as pessoas pode ser constatado pelo número de atendimentos no serviço municipal de saúde.” E mostra que conhece a situação nos detalhes geográficos de Pains: “principalmente sobre quem mora no bairro Alvorada e na Rua Severiano Rabelo. Para uma população de 8.420 pessoas, somente para doenças respiratórias foram feitas mais de 4.000 consultas ao ano. As crianças são as que mais sofrem com as infecções das vias aéreas superiores. Somente no último ano foram feitas 5.290 inalações.”
Em Pains, a prefeitura além de ter uma Secretaria de Meio Ambiente, instalou um Centro de Referência para a Revitalização do Velho Chico. Junto com o ambientalista René Vilela, do MMA, sou testemunho do belo trabalho feito naquela cidade objetivando a problemática sócio –ambiental. O prefeito Ronaldo centra a ação de governo especialmente em dois objetivos: o abastecimento de água e a saúde da população. Ele age e fala com convicção: “Eu estou convencido de que nós temos o que comemorar no Dia Mundial do Meio Ambiente, e temos de ter orgulho do que estamos fazendo. Sabemos que é uma tarefa difícil. Quando agente pensa que está cuidando de uma gruta, um rio está sendo poluído. É quase uma revolução cultural que precisamos fazer para atingir a perfeição ambiental. Não há registro de semelhante desempenho ambiental conjugado a um processo de crescimento, como tem ocorrido em Pains. Somos um exemplo para cidades que ainda insistem em crescer a qualquer custo, sem se importar com a qualidade de vida de seu próprio povo, muito menos com a saúde da população.”
Parabéns Pains! Parabéns Ronaldo!

2 comentários:

  1. lindaaa
    essa e a minha cidade!!!!!
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥amo essa cidade♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Belas as fotos de Sânzio Rafael.

    ResponderExcluir