quarta-feira, 3 de junho de 2009

REFORMA POLÍTICA - CAMPO DAS VERTENTES



Volto do Campo das Vertentes pensando na Reforma Política e sua importância para o povo brasileiro. Ainda não perdi a esperança de uma Reforma através do Congresso Nacional que nos permita um avanço na arte da política. Mas a minha convicção, de quem viveu 3 mandatos de deputado na Câmara Federal, é que a verdadeira Reforma Política só pode ser feita pela multidão que ocorre às urnas de dois em dois anos, elegendo homens e mulheres comprometidos com a causa do povo. duas vereadoras do Campo das Vertentes confirmam a minha convicção entre outras e outros: Zilda Helena de Lafaiete cujo belo "Mandato Participativo" durou de 2001 a 2008 e Cida Campos de Ouro Branco, que se projeta na vereança com a determinação de psicóloga e psicanalista, com um respeitoso carinho pelo pai, ex-prefeito e com profunda sensibilidade para com os trabalhadores, que nasceu da atividade profissional dentro da Gerdau - Açominas e do serviço na cadeia pública de Entre Rios. Significativo é que são duas mulheres na política.

CARCERAGEM
"Reprimir só o criminoso não basta. É preciso combater as causas da criminalidade, trabalhar numa linha de prevenção, possibilitar aos adolescentes e jóvens, a vivência familiar". Essa afirmação nasce de uma experiência de 11 anos do Promotor de Entre Rios, Dr. Carlos Eugênio. E a cidade conta agora com um Conselho da Comunidade - resultado da dedicação da Pastoral Carcerária - criado por líderes comunitários, assistentes sociais, um psicólogo, o promotor e o Tenete Ribeiro da PM. "Estive preso e me visitaste!" Mateus 25,36. Junto com René Vilela, sou testemunho dessa "boa nova" que acontece em Entre Rios e Desterro.
HUMANISMO
Em Entre Rios e Desterro, a comunidade municipal é incentivada pelo Promotor Carlos Eugênio, pelo Tenete Ribeiro e pela Pastoral Carcerária a vivenciar o humanismo no cuidado que dedicam aos encarcerados. Conseguir a reabilitação é a palavra de ordem. Particular atenção é dada ao "preso pobre", sem defensor público e sem dinheiro para pagar advogado que acompanhe a excução da pena. A pena laternativa é considerada como mais importante. O Promotor fala com carinho e conhecimento pessoal de cada preso, do "doido" ou do "bêbado" que perambula pelas ruas e às vezes é lavado à cadeia. Ângela, mãe de Rodrigo, que viveu atrás das grades, participa do Conselho da Comunidade. Eles não abrem mão dos benefícios oferecidos pelo governo federal e estadual. Mas antes de tudo, contam é com o empenho e a dedicação da Comunidade Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário