segunda-feira, 29 de junho de 2009

TEXTO DE DIVINO ADVINCULA

Formação e Informação
Muito se falou sobre a questão do fim da exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Não é o fim do mundo. Nem o fim da profissão. Muito menos o fim da escolarização como caminho para a aquisição de técnicas e conhecimentos adquiridos de maneira teórica e metódica. Aliás, agora mais do que nunca a qualificação fará a diferença. O que se tem levado em consideração sobre o diploma está direcionado à apenas algumas grandes cidades, que, no final das contas, mudará muito pouco.
Mas gostaria de abordar um outro ponto. O Brasil, assim como muitos países, tem uma larga tradição de pequenos jornais que circulam em bairros pequenos, cidades além de vilas e lugarejos. Esses jornais ajudam a construir a história desses lugares, documentam o cotidiano, registram costumes. Contextualizam o pensamento e a cultura local no universo global. São excelentes fontes para pesquisa histórica, social e antropológica etc.
Tivesse a obrigatoriedade do diploma sido mantida pelo STF, correríamos o risco de acabarmos com esse meio documental e informativo de enorme interesse público, chamado de “jornal local”; uma vez que jornalistas diplomados jamais iriam para esses lugares sem muito recurso. Pessoas nativas correriam o risco de serem processadas por exercício ilegal da profissão.
Ganhou o bom jornalista de todos os cantos do Brasil e perdeu àquele que contou apenas com um canudo vazio de conteúdo e pobre de conhecimento.


Divino Advincula
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário