segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 100 ANOS

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher, data decidida em 08 de março de 1910, durante uma conferência na Dinamarca a partir de uma tragédia ocorrida 63 anos antes, nos Estados Unidos em 08 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Yorque fizeram uma greve, reinvidicando redução da carga horária de trabalho de 16 para 10 horas diárias, melhores condições de trabalho e equiparação de seus salários com o dos homens. Elas recebiam 1/3 do sálário deles. Os donos da fábrica em represália, as trancaram dentro do pavilhão e o incendiou. 130 morreram.
A data cravou na consciência da humanidade a enorme discrepância das condições de trabalho entre os sexos, a grande necessidades de ampliação dos direitos das mulheres, deixou a mostra as questões da violência e o desrespeito ao chamado sexo frágil.
Depois de um século de lutas, sem armas, sem fileiras, sem violência, uma luta diária, silenciosa, em que todos os dias as mulheres se firmam cada vez mais vencedoras da batalha começada por aquelas que pereceram na tecelagem em Nova Yorque.
Hoje, jovens a muito tempo ou recentemente, somos lindas, somos fortes, somos mães, sogras, filhas, irmãs, esposas e namoradas eternas ou por uns dias. Ao mesmo tempo em que nos despontamos cada vez mais no mercado de trabalho, com naturalidade, certas de que podemos aliar nossos papéis fundamentais nas tarefas domésticas comuns a competência e desenvoltura profissional. Ainda não conquistamos tudo, mas o melhor ganho de nossas lutas até agora, é a certeza de que: sempre a escolha é nossa. Temos agora o poder de decidir. A vida só nos é imposta por Deus, as escolhas diárias são impostas por nossas consciências. E a partir dessas escolhas, determinamos o caminho do mundo, pois o mundo está sempre a nossa volta, dentro de nossa casa entre nossos filhos e maridos, amigos e parentes. Somos profissionais capazes de pilotar aviões de manhã e preparar mamadeiras a noite. Podemos ensinar física quântica numa universidade e depois ir para casa arrumar a cozinha, ou dirigir ônibus, ou qualquer que seja o trabalho, sempre convivemos com a dupla jornada, construindo duas vezes o mundo, um para todos, outro para nosso ninho. O mundo está em nosso coração, no amor que irradiamos, na força, na coragem, coisas que são tão importantes para as mulheres quanto para os homens, a construção do mundo a partir do amor.
Parabéns a todas as mulheres.
Para Nadir e todos os amigos da Méritus


Nenhum comentário:

Postar um comentário