quinta-feira, 18 de março de 2010

PSB - Harmonia da Fundação João Mangabeira e da Direção Nacional

O atual momento político brasileiro tem a sua complexidade. Não é um tempo de guerra, mas não deixa de ser um tempo sem sol: os donos do dinheiro ainda predominam, ricos reclamam, apesar de comtemplados, diferenças sociais e regionais perduram, apesar de alguns avanços, considera-se crise econômica (cíclica) mera "marolinha" e desconhece-se a grande crise do planeta, parece que não existe uma grave problemática sócio-ambiental que afeta a vida. A corrupção campeia, o poder econômico ainda domina o processo eleitoral, que se desdobra sem projeto de Nação, de Brasil pós-Lula, de sociedade, de comunidade, sem debate político, sem discussão, completamente dominado por projetos de poder pelo poder e reduzido a um plebiscito entre dois partidos, entre dois nomes impostos. Tem razão o sábio, que perguntado sobre o Brasil de hoje, respondeu sem pestanejar: "Tem mais gente no barco, graças a Deus, mas não temos destino, não temos rumo."
Como se comportam os partidos políticos diante dessa realidade? Cada um, com sua visão de mundo, sua ideologia, seu acúmulo teórico e de prática política tenta responder.
Nós do PSB mineiro, estamos embalados na utopia do socialismo democrático e quem sabe, comunitário, como proclamam os bolivianos. Utopia existe para que não paremos de caminhar.
Importante, a meu ver, para encarar a situação, essa sintonia entre a Fundação João Mangabeira e a Direção Nacional do PSB. Graças a ela, acabamos de viver um seminário internacional que mostrou, com profundidade, experiências socialistas chinesa e de governos de esquerda em países capitalistas: Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Uruguai, Venezuela. Minas enviou a maior delegação para o seminário que se realizou no Rio.
De uns meses para cá, a Fundação João Mangabeira patrocina Seminários de Formação Política nas diversas regiões de Minas, preparando seus quadros para uma real prática política partidária e administrativa após eleições.
Essa revitalização do PSB mineiro, através da formação política, se dá graças à volta à militância de Guida e Xandão. Os dois juntamente com a professora Vera Alice, tem ministrado os seminários com sabedoria.
Xandão, além da Formação Política, é membro da Direção Estadual, cuidando da tesouraria.
Como se vê, o PSB entra no processo eleitoral com seus candidatos, inclusive com Ciro Gomes para Presidente, mas não deixa de lado a modernização e revitalização do partido político. Brevemente, atingiremos em Minas a vitalidade do PSB nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário