quinta-feira, 18 de março de 2010

EXPERIÊNCIAS SOCIALISTAS DE GOVERNOS DE ESQUERDA EM PAÍSES CAPITALISTAS

Mais de 700 filiados e militantes do PSB participaram de um Seminário Internacional realizado no Rio de Janeiro de 11 a 13 de março. Tema: "As experiências socialistas chinesa e de governos de esquerda em países capitalistas: Brasil, Bolívia, Chile, China, Equador, Uruguai, Venezuela."
Quando o atual momento político brasileiro se afunda num processo eleitoral, onde a política é engolida por um plebiscito, que anula a discussão, o debate, a pluralidade inteligente de propostas, a Fundação João Mangabeira e a Direção Nacional do PSB organizou um seminário internacional de alto nível.
As apresentações de cada país primaram pela profundidade das análises feitas pelos representantes, agentes e participantes das diferentes experiências examinadas.
O ponto alto do encontro, a meu ver, foi a apresentação da Bolívia. A Senadora Leonila Zurita Vargas e dois companheiros mostraram a caminhada de seu povo liderada por Evo Morales. Alguns aspectos chamam a atenção: 
-O socialismo é domocrático e COMUNITÁRIO.
-Os povos indígenas do Altiplano são os principais agentes dessa revolução em andamento, que enfatiza as culturas indígenas.
-Presença incisiva das MULHERES reunidas numa Federação Nacional.
-A refundação do país exigiu 15 anos de lutas.
-Busca-se a pontencialização de todas as províncias e uma forte aliança entre elas.
-A soberania do Estadoé política e econômica.
-Consolidação dos poderes locais.
-Uma nova Constituição muda direitos e estabelece prioridades.
Parabéns para a Direção Nacional do PSB, e à Fundação Joaão Mangabeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário