terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O SONHO DE TILDEN


http://www.youtube.com/watch?v=qasJ2hLpQ84
http://www.youtube.com/results?search_query=o+sonho+de+tilden&search_type=&aq=f
Disputando com mais de 250 concorrentes, Moara Rosseto Passoni, Anhanguera Produções, teve seu curta-metragem - O Sonho de Tilden - (Brasil, SP, cor, 2007) classificado entre os 10 melhores pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 5 de dezembro de 2006.

Na película ela mostra o professor, ator e produtor da Escola Superior de Cinema de Cuba, o argentino-cubano Fernando Birri defendendo a utopia do "Nuevo Cine Latino-Americano" e o Embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago, defendendo a utopia da Teologia da Libertação.

Na eleição de Ratzinger (Papa Bento XVI) Tilden sonha com o Papa se convertendo à Teologia da Libertação e abraçando, através de seus teólogos, a missão de anunciar o evangelho libertador na África, Ásia e América Latina, especialmente nas regiões mais pobres.

Fernando Birri ajuda a Tilden em Havana, a escrever uma carta ao Papa Bento XVI. E vão juntos de Cuba ao Vaticano na Basílica de São Pedro, onde tentam entregar a carta ao Pontífice Romano, a carta com o sonho bíblico. No Portão de Bronze, na Colunata de Bernini são barrados pelas lanças medievais da Guarda Suissa.

A fotografia é de Heloisa Passos, música de Gustavo Ruiz. Direção de Moara Rosseto Passoni. Selecionado para o ciclo "Estado das Coisas" e exibido no Festival "É Tudo Verdade".

Parabéns Moara querida.

4 comentários:

  1. Gostei da música e das tomadas. Tive a honra de trabalhar com o Tilden, raro caso de brasileiro na política que prioriza o bem-estar da sociedade (e não o próprio).
    Fernando Camelo

    ResponderExcluir
  2. Oi Tildem, eu sou a mãe do gustavo e petista tbm. Lembra que nos vimos no Encontro do Odair em Cambuquira? Pois é, eu falei que o filme e a trilha tinha ficado maravilhoso né? Precisamos fazer uma audição aqui em São Lourenço com a sua presença. Contate o Ralph para marcarmos ok?
    Parabéns pra você, pra Moara, pro Gus e todos que participaram do Sonho de Tinden

    ResponderExcluir
  3. Tem razão o Ciro Gomes quando diz que o ambiente de plebiscito induz o voto do contra: voto com fulano porque o outro não me agrada...Fla x Flu, Atlético X Cruzeiro, só mesmo em futebol...para votar eu preciso saber, com clareza, o pensamento político, o programa, o projeto, a estrada que se abre para o futuro...o tempo do ser contra ou a favor da ditadura já se foi, a escolha hoje, como o Embaixador Tilden me disse, é pela construção do brasileiro novo, cidadão de um país que aprendeu a conviver com a pluralidade de pensamento...

    ResponderExcluir