segunda-feira, 2 de novembro de 2009

XIV ENCONTRO DE POLÍTICOS CRISTÃOS - DOM CAVATI - MG - MOBON


Mais de 300 militantes cristãos reuniram-se em Dom Cavati, no Leste de Minas, nesse último fim de semana. Eles acorreram de cerca de 50 cidades do Norte da Zona da Mata e do Sul da Zona do Rio Doce. É uma realização do Mandato Coletivo do Deputado Durval Ângelo (PT-MG).

A montanha do MOBON - Movimento da Boa Nova - um verdadeiro Monte Tabor dos pequenos produtores (café) os acolhe sob o olhar fraterno de Alípio, João Rezende e Mariano, irmãos sacramentistas, que ali vivem e trabalham há cerca de 40 anos, numa missão de fé e cidadania, de fé e política. O MOBON é uma verdadeira faculdade do homem rural, que sobe a montanha com coragem, que sobe o Tabor com fé e alegria.

O encontro foi assessorado pelo teólogo leigo da PUC-Rio, Paulo Fernando, pelo Pe. Manoel Godoy - PUC-Ista, com a participação do Pe. João, prefeito de Acaiaca, dos anfitriões, de Reginaldo Lopes, deputado e presidente do PT-MG, de Durval Ângelo, Cida de Jesus e toda sua equipe de gabinete. Uma dezena de prefeitos, inúmeros vereadores, dirigentes partidários municipais, líderes sindicais, de cooperativas e de comunidade.

Desde 1986, o Movimento da Boa Nova pesou fortemente nas eleições de Raul Messias e Durval Ângelo para deputado estadual e desse escriba para deputado federal. Como também foi o grande responsável pelos três milhões e trezentos mil votos que recebi em 2002 para o Senado Federal.

Neste encontro, houve uma belíssima análise de conjuntura do país, do mundo e da igreja, com os assessores incentivando os homens e mulheres presentes a colaborarem e opinarem. No meu entender o ponto alto do encontro foram as reflexões sobre: 1) Mística, Militância e Espiritualidade e 2) O nosso compromisso com os pobres e a misericórdia de Deus.

Em tempos eleitorais, só se fala de candidatos, de alianças, de manobra nos bastidores, de conchavos, de estratégias e táticas no rumo do poder. Felizmente o XIV Encontro é uma excessão nesse cenário atual, pobre de debate e discussão. No MOBON, que recebeu Lula em 1993, na sua primeira "Caravana", durante o encontro, a gente do povo, discuiu e debateu um projeto de Brasil para os tempos pós-Lula e um projeto de Minas para os tempos pós-Aécio. Nem tudo está perdido. Parabéns ao XIV Encontro de Políticos Cristãos, coordenado por Durval Ângelo e ao Moviemnto da Boa Nova, o MOBON de João Resende, Alípio e Mariano. Estamos de parabéns todos que participamos. É o que quero partilhar`com você que ainda não subiu ao MOBON, esse Tabor das Minas Gerais, onde a gente se reabastece para a vida, para a luta.

Um comentário:

  1. mair ferreira resende26 de abril de 2010 às 10:54

    Gostaria de dizer o quanto me alegro de fazer parte da CEBS, é uma satisfação imença falar de Jesus para o mundo

    ResponderExcluir