domingo, 6 de setembro de 2009

EMBAIXADA EM CUBA - Apontamento 1

Carrego na lembrança, apontamentos para um livro de memórias que nunca escreverei.
Pouco antes das eleições de 2002, já se celebrava a vitória nas ruas centrais de Varginha: “Brasil Urgente, Lula Presidente”! A passeata eleitoral chegava ao fim. Tínhamos um intervalo de uma hora para iniciar o comício. Caminhava como candidato ao Senado ao lado de Lula. Ele sussurrou aos meus ouvidos: “Vamos esperar o comício molhando desde já a palavra...”
_ “Lula, estamos crescendo nas pesquisas de semana para semana. É certo que você será nosso presidente e se esse ritmo de crescimento nas pesquisas continuar, já me sinto Senador de Minas e de você. Se isso não acontecer, como poderei contribuir com nosso governo? No Jequitinhonha, na Amazônia, no Velho Chico, No Pantanal, no Nordeste, Onde?
_“Vou mandar você para a Palestina, onde você já viveu na juventude. Vamos criar lá nossa Embaixada”
_”Mas então você vai ter de me arranjar uma metralhadora, porque lá é bala voando para todo lado”
_”Não! Vou enviá-lo como mensageiro da paz.” Pensou um pouco antes de me revelar sua sugestão, que mais tarde virou determinação:
_”Vou te mandar para Cuba, já que você é metido à socialista”.
Um mês mais tarde, logo após o primeiro turno, Lula veio vitorioso a Minas, para agradecer o apoio de Itamar Franco. No palácio da Liberdade, ele me pegou pelo braço e se dirigiu ao governador: “Itamar, estou com dúvida atroz: não sei se mando see ex-secretário do Meio Ambiente para a Palestina, ou para Cuba.”
_”Manda para a Palestina, ele já viveu lá, sugeriu o governador. Mas Hélio Costa já vitorioso para o Senado, entrou na conversa: “Ele é latino-americano, seu lugar é na Ilha de Fidel.”
Algumas semanas mais tarde, com a vitória definitiva de Lula, foi da boca do Senador e amigo Aloísio Mercadante, que recebi a notícia: “Não se iluda, mineirinho. O ministério do Meio Ambiente já é de Marina e a Embaixada de Cuba, dependendo do teste no Senado, será sua.”
Na semana passada, encontrei Marina em Brasília. Relembramos este e outros momentos felizes dos 30 anos de PT. Serei sempre reconhecido ao Presidente Lula pelos anos que vivi em Cuba, como Embaixador do Brasil. E também ao eleitorado mineiro, pelos quase três milhões e meio de votos que motivaram o gesto companheiro e generoso do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário