quarta-feira, 23 de junho de 2010

MATEUS PRADO PLANEJA NOVOS EMPREENDIMENTOS PARA O HENFIL

Transcrito do Jornall Tempo Real www.jornaltemporeal.com.
Redação - junho 21, 2010 em 3:00 pm
Na semana passada, Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil, e Paulo de Tarso Côrte, diretor executivo da entidade, mantiveram contato com Tilden Santiago, ex-embaixador brasileiro em Cuba. O encontro aconteceu em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, e serviu para apresentar ao ex-embaixador, os planos do Instituto Henfil de estabelecer-se em Havana, capital de Cuba, para desenvolver projetos de intercâmbio educacional e cultural com alunos e professores cubanos.
Tilden Santiago é padre operário, filosofo e jornalista. Foi militante político da Aliança Libertadora Nacional (ALN), preso e torturado durante a ditadura militar. Na democracia, Tilden foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, deputado federal por três mandatos e, em 2002, no início do primeiro governo Lula, assumiu o comando da embaixada brasileira na ilha cubana.
Terminado o encontro, Tilden Santiago disse que é muito oporturna e feliz a idéia de Mateus Prado. Segundo ele, em esporte, cultura, saúde e educação, Cuba tem muitos acúmulos e conhecimentos que precisam ser compartilhados com povos de outras nacionalidades. “A proposta do Henfil de estabalecer intercâmbios com os cubanos é um caminho que pode abrir inúmeras possibilidades de aproximação entre os povos dos dois países”, disse Tilden.
Após o encontro, Mateus Prado disse que estava muito confiante e que, agora, com o apoio de Tilden Santiago está muito entusiasmado com a possibilidade de levar o Instituto Henfil para Cuba. Será uma oportunidade ímpar para a aproximação e o intercâmbio com alunos e professores cubanos que, apesar das condições políticas cubanas, são um exemplo para o mundo para a formulação e a implementação de políticas públicas de caráter social.
Mateus Prado e Tilden Santiago combinaram uma agenda em comum para tratar do assunto. Nos próximos dias, ambos serão recebidos na embaixada cubana em Brasília para agenda com o embaixador e com a coordenadora política do governo cubano no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário