domingo, 30 de maio de 2010

O PSB EM MINAS

É inegável a forte participação do PSB nacionalmente no atual processo eleitoral. Isso ficou muito claro e definido já em 27 de abril pela CEN - Comissão Executiva Nacional: a retirada da candidatura própria de Ciro Gomes à Presidência e a reafirmação da participação do PSB no governo Lula, inclusive, sinalizando a continuidade desse projeto por um posicionamento firme na política de aliança nessas eleições de 2010. "A política de alianças partidárias em todos os níveis deverá priorizar as alianças com os partidos que compôem a base de sustentação política do governo federal, e/ou dos governos estaduais do PSB, e nelas, os partidos de esquerda".
Em Minas, o PSB caminha para um Congresso Estadual do partido, dia 27 de junho, com delegados e a partir da discussão até dia 20, das eleições em cada município. A orientação nacional é uma só para todos os Estados: "Relativamente às decisões dos congressos estaduais, compete à CEN - Comissão Executiva Nacional, ex officio ou provocada por qualquer militante em petição fundamentada, examinar, opinar e se for o caso, ajustar os projetos eleitorais estaduais ao objetivo eleitoral nacional do Partido, contido nas seguintes diretrizes".
Certamente o posicionamento claro e inegável da Direção Nacional e sua orientação para o Brasil inteiro vai ajudar o PSB mineiro a superar a ambiguidade que ele vive há algum tempo: nacionalmente ele respira com o governo Lula e os partidos que o apoiam e em Minas tem um bom relacionamento com o governador Aécio Neves, inclusive nas votações da Assembléia Legilativa.
Partido democrático se constroi assim: com as direções oferecendo rumos, debatendo com suas bases os posicionamentos, especialmente quando se trata de alianças políticas. Só assim evitaremos a predominância de critérios personalistas, pragmáticos e filosóficos em vez de critérios políticos, racionais e ideológicos.
Nenhuma surpresa nessa postura, já qua a força motriz do PSB é o socialismo democrático - desde suas origens sob a batuta de João Mangabeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário