quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ZEBRA: CIRO OU WALFRIDO?

Ciro Gomes pode virar zebra!. Proclama minha colega jornalista Iracema Barreto, editora-adjunta de política do jornal Hoje em Dia. Ela argumenta com perspicácia profissional e com sensibilidade feminina as chances da mãe do PAC, "que não sai hoje da boca, amanhã do colo", do Presidente Lula, antes de concluir: "Desafeto de Serra, Ciro mudou o domicílio eleitoral para São Paulo. Deve se candidatar ao governo paulista em 2010, com o aval do PT, mas só para desestabilizar Serra, posa de pré-candidato à Presidência. Uma brincadeira perigosa. Ciro já encostou no placar em Dilma Roussef. Se tomar gosto... vai dar zebra."
Mas na verdade, Ciro Gomes não brinca e nem posa de pré-candidato à Presidência da República. Ele e o PSB, com eventuais aliados, visam mesmo o Planalto. E Ciro crescendo nas pesquisas tem de ser respeitoso e atencioso com Lula, ele e o PT nacional são os interessados na suposta candidatura de Ciro ao governo de São Paulo. Qual candidato com chances de chegar ao Planalto não escutaria e atenderia a um desejo de Lula? Aliado do PT nacionalmente o PSB conhece a força do Lulismo, ao mesmo tempo, isso não o impede de disputar o cargo maior, com candidatura própria que se coloca contra o retrocesso (Serra) e o continuísmo (Dilma) construindo no debate com a sociedade e daqui a pouco, nos palanques, um projeto de consolidação das conquistas e de avanço para o Brasil pós-Lula.

A entrada do ex-ministro Valfrido dos Mares Guia ao PSB é mais um componente que confirma a vontade política do partido de disputar a Presidência. Ciro disse recentemente na Câmara Municipal de BH que "não existe projeto nacional sem Minas Gerais". Valfrido é exímio articulador e poderá elevar muito o desempenho eleitoral de Ciro em Minas. É bem verdade que ele é homem fiel ao governador Aécio. Os três no entanto, sabem que Ciro Gomes e seu partido estão dispostos a repensar os passos, caso Aécio ganhe as prévias dentro do PSDB. Como se sabe, Ciro é franco e desabrido no seu linguajar, mas sabe ser flexível na sua caminhada ao lado de Lula e Aécio. É dentro desse contexto que deve ser entendida a mudança de domicílio eleitoral para São Paulo. Contexto que abrange um antagonismo categórico de José Serra, como símbolo do retrocesso.

E não se surpreenda, Iracema, se na disputa em 2010, a verdadeira zebra for Valfrido dos Mares Guia no Palácio da Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário