segunda-feira, 12 de abril de 2010

NILMÁRIO

Lí no blog do Nilmário Miranda uma bela mensagem com o título: "Lula lá, Nilmário aquí, Tilden no Senado..." com o seguinte conteúdo:
"Depois de um bom tempo, liguei para Tilden Santiago para lembrar de uma viagem nossa à Medina, comunidade de Aredó, onde vivemos um Lava-pés na casa de farinha. Ele será mesmo candidato ao Senado pelo PSB. Disse a ele que terá meu voto e de Stael em 2010. São duas vagas em disputa, votarei no candidato que o PT apoiar e no Tilden.... combinei um encontro para colocarmos nossa conversa em dia. Somos amigos desde 1976 quando fundamos o Jornal dos Bairros, participamos da fundação e da construção do PT.... Até hoje encontro pessoas que me chamam de Tilden, assim como ele é confundido comigo, as pessoas nos associam. Em vários momentos tivemos disputas políticas () divergências que culminaram na saída dele para o PSB. Mas a amizade acaba prevalecendo."
Nunca esqueci o Lava-pés vivido em Jerusalém nos anos 60. E agora Nilmário me faz recordar a mesma emoção vivida na Casa de Farinha de Aredó, em Medina em 1986. É uma alegria essa declaração de voto de Nilmário, Stael e Vitinho. Quantas lembranças! Jornal dos Bairros, logo que saímos da prisão política, a fundação e construção do PT, as dobradinhas, as viagens por toda Minas Gerais, a companheirada trocando nossos nomes, as disputas políticas, as prévias. Participamos do impulso nacional do PT. Minas e Contagem foram nossos cenários especiais. Aquí vim morar em março de 1975. No ano seguinte chegaram Nilmário e Stael. O Jornal dos Bairros durou de agosto de 1976 até 1983. Em 1978, chegou Durval Ângelo. O primeiro núcleo sindical dos professores nasceu na própria sede do Jornal dos Bairros. Crescemos os três na luta social, sindical, ambiental e política. Um dia, aprendi do Nilmário que a política é cruel porque ela aproxima as pessoas e ela mesma se encarrega de separá-las. Agora ela nos ensina que uma terceira fase é possível: a do reencontro, da reconciliação. É como você disse Nilmário: "A amizade acaba prevalecendo"
Acabo de  telefonar a ele e ja combinamos um almoço para colocarmos nossa conversa em dia e sobre como caminhar rumo à Câmara Federal e ao Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário