domingo, 3 de maio de 2009

Primeiro de maio - Mariana II

"Dom Luciano vive na luta do povo", cantavam os romeiros nas ruas calçadas de pedras. A partir de Dom Luciano e agora com Dom Geraldo Lírio, temas sociais e políticos são abordados por iniciativa da Igreja marianense em praça pública. Os trabalhadores e os pobres não são mais apenas objeto da "caridade" e do "assistencialismo" cristão. Quan mutatus ab illo! Nos anos 50 e 60, testemunhei, vivenciei na Vila do Carmo, em uma igreja local coordenada por Dom Daniel Tavares Baeta Neves e pelo latinista e conhecedor do grego Dom Oscar de Oliveira, todos hoje vivendo nos corredores do infinito. Impossível sonhar, naquela época, com a mitra convocando os trabalhadores. O segredo é que ambos, Dom Luciano e Dom Geraldo Lírio são filhos do Consílio Vaticano II. Junto com os padres marianenses e com as lideranças leigas conseguem encarar o mundo para além das batinas e das opas. Para ambos a Igreja passa a ser o povo de Deus em marcha.

13 comentários:

  1. Parabéns pelos primeiros posts. Estamos aqui acompanhando. Um abraço
    Evilazio

    ResponderExcluir
  2. O Blog esta ótimo. O conteúdo a cada dia melhor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo Tilden;

    Quero pedir licença para doravante chamá-lo de senador, não tenho o dom da profecia, todavia desejo referir-me ao amigo a altura do grande brasileiro e humanista que é.

    Preciso parabenizá-lo pelo blog, por criar mais esse canal de comunicação e cominicação com os amigos, leitores e eleitores.

    Deus continue lhe abençoando camarada.

    É como dizem na Globo: "a gente se vê por aqui".

    WELLINGTON SILVEIRA

    ResponderExcluir
  4. Amigo Tilden...
    Acho que posso lhe chamar assim. Foi um imenso prazer e satisfação em lhe conhecer e ter um momento de conversa e prosa. Se já lhe admirava sem antes conhecer pessoalmente, passei a admira-lo ainda ainda mais...é admirável a sua simplicidade. Agradeço pelo sua atenção e parabeniza-lo pelo seu blog. O café vai sempre estar quentinho. Um abraço. Meire, Jefferson e Victoria.

    ResponderExcluir
  5. Matilde de Brito Gontijo31 de maio de 2009 às 19:12

    Tilden,
    Que bom ter oportunidade de fazer parte deste espaço. Assim posso dizer para todos o carinho e admiração que sinto por você,agradeço por isto.Na casa de meu filho, tivemos oportunidade de conversar e pude conhecê-lo melhor, dai nasceu um grande respeito. Abraços Matilde

    ResponderExcluir
  6. BOA NOITE, TILDEN!

    Conte conosco na sua campanha ao Senado. Vamos mudar aquele lugar hoje ocupado por muitos bandidos.

    XIKO MENDES
    PRESIDENTE DO PSB EM FORMOSO-MG

    ResponderExcluir
  7. TILDEN

    Lembra-se que em nosso encontro regional NOROESTE lá em João Pinheiro, ficou acertado que teriamos outro em UNAI e seria organizado pelo ALCIDES RIBEIRO? Fale aí com a direção estadual do PSB que estamos aguardando a data desse encontro em UNAI. Dê-nos uma resposta.

    XIKO MENDES
    Presidente do PSB em FORMOSO MG.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Tilden
    Lembro-me como hoje, quando passou em minha cidade em compania do entao candidato a Governo de Minas Nilmário Miranda. Sempre o admorei pelo carisma e sinceridade.
    Abraços. Guilherme Nunes filho de Nereu Nunes Pereira da cidade de Periquito.

    ResponderExcluir
  9. Tilden! Uai tanto tempo longe de notícias suas...

    Espero que todo seu trabalho, simplicidade e humildade continue no seu caminho.
    A última vez que o vi foi na campanha de 2002(saudade daquela época). Eu moro em Brasília há seis anos, hoje trabalho com o Secretário de Ciência e Tecnologia do DF, deputado federal, Izalci Lucas. Estou feliz da vida..
    Qdo vieres a BSB entre em contato,vamos tomar um café.
    Um abraço fraternaç,

    Elma Rodrigues
    Jornalista- Ex-assessora do ex-prefeito Bill em Várzea da Palma/MG
    elmaegui@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Embaixador Tilden,

    Do sertão do Nordeste a La Habana, seu roteiro tem sido da coerência e do alinhamento com a democracia e o desenvolvimento do Brasil. Sua candidatura não alimenta esperanças...ela é a esperança de renovar a política com a dignidade e com o aprendizado da luta pela liberdade no solo de Minas...
    Menezes

    ResponderExcluir
  11. ola camarada tilden.. estou esperando sua presença em santa luzia para nosso encontro com PSB minicipal.. 14 de maio 2010... o covite sera entregue.. diretor sandro coelho

    ResponderExcluir
  12. Caro Primo...
    É com prazer que visito seu blog. Moro atualmente em santa Catarina, Rio do Sul, cidade capital do Alto Vale do Itajaí.

    Estive recentemente em Minas, revendo amigos e parentes. Feito visita de beija-flor, estive em Ipatinga/BH/Nova Era e com prazer maior, percebo a intenção de votos para o futuro primo senador.

    Assim como na eleição de 2002 para o senado, pode contar com os votos da turminha de casa.
    Agora no PSB, quero poder contar com sua brava batalha para mudar o Brasil e depois mudar o Brasil mudado.

    Precisamos desses "loucos por mudanças". Precisamos desses "loucos transparentes", pois é o comportamento conscicente e disciplinado que assumirmos em nossa vida, que nos faz perseguir a lógica capaz de controlar e criar em todos os momentos, a sequencia logica:
    • Pensamento positivo GERA Fala positiva.
    • Fala Positiva GERA Ação Positiva
    • Ação positiva GERA Hábito Positivo
    • Hábito positivo GERA personalidade transparente.

    Parabenizo àqueles, que no decorrer dos anos, tem buscado fazer o povo pensar mais na coletividade, como principal instrumento de política e negociação coletiva.
    A única coisa a ensinar à coletividade, é mostrar ela que ela tem a capacidade de pensar, e que a maçaneta da porta que abre e fecha, fica do lado de dentro.
    Somente assim, será sempre possível enfrentar os intransigentes. Somente assim mudaremos o Brasil mudado, pagando o preco de abrir portas e o segredo de saber quando e qual a porta deverá ser aberta, propiciando erros e acertos.
    A vida é generosa e a cada sala em que se vive, descobrem-se outras portas. A vida enriquece a quem se arrisca a abrir novas portas (Fato), e privilegia quem descobre seus segredos, e generosamente oferece afortunadas portas.
    Mas a vida também pode ser dura, quando não ultrapassamos a porta, pois teremos sempre a mesma porta pela frente. É a monotonia cromática perante o arco-íris. É a estagnação da vida. Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens.

    Parabenizo o retorno do "mais que mineiro Tilden Santiago" à arte da verdadeira politica, na certeza de que sua passagem pelo senado da republica seja um acúmulo de sucesso.
    Antônio Duque Pinto

    ResponderExcluir
  13. tentei falar com voce no seu email tilden_santiago@gmail.com,mas voltou.preciso falar com voce ou agendar com voce um encontro na copasa na semana que vem. envie email para mt.br@hotmail.com ou me ligue.um abraço.maria tereza

    ResponderExcluir