sexta-feira, 28 de agosto de 2009

MENSAGEM ENVIADA AO SENADOR FLÁVIO ARNS

Meu Caro Flávio,
Tenho orado por você nessas últimas semanas. Toda minha solidariedade pelo passo que acaba de dar, com muito acerto político, com dignidade e respeito à Ética que caracterizam você. Agora somos mais irmãos de caminhada do que nunca. Estou juntando uns trocados para viajar a Brasília e encontrá-lo. Passei pelo que você está passando! Sei que não é fácil! Precisamos conversar. Poderei somar com você no Senado, estou no PSB, pré-candidato ao Senado por Minas Gerais.
Quero aproveitar de sua experiência de Senador. Qualquer que seja sua opção partidária pela frente, tem a minha solidariedade de companheiro. Seu tio o Cardeal Dom Evaristo Arns, se mexeu na minha saída da OBAN em 1973.
Que Jesus de Nazaré, o Profeta Libertador e Messias dos Pobres, abençoe a nossa caminhada e de seu povo.
Fraternalmente,
Tilden Santiago.
Belo Horizonte, 24 de agosto de 2009

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ALAIN BADIOU

Trata-se do filósofo, pensador, escritor francês que pregava a "politique sans parti". Falar de política sem partido, me parecia coisa de intelectaul francês. Aqui na América Latina, onde a democracia, com dificuldade se constroi, o partido político sempre me pareceu algo indispensável. A amizade de Badiou com psicanalistas mineiros, acabou motivando viagens suas ao Brasil. Chamou sua atenção, a existência de dois partidos brasileiros: o PSDB e o PT. Observou e analizou a evolução das duas siglas. Aprofundou a compreensão das características próprias de cada uma. E chegou à conclusão, a partir de sua visão de mundo esquerdista, que o melhor para o Brasil era que o PSDB governasse e o PT permanecesse com seus valores originais, uma força política operando no seio da sociedade, sem se contaminar com o "pragmatismo excessivo" do poder.
A partir de 2005, com mensalão, incremento da absolutização do poder, alianças espúrias pela volúpia dos cargos, com a ética e a ecologia jogadas no lixo, com os atos secretos do senado, com os afagos de Lula a Collor, Renan e Sarney, comecei a me perguntar se Alain Badiou não tem razão. Quem sabe se a "Politique sans Parti" não poderia ser pensada e experimentada no Brasil?

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ELEIÇÕES 2010


PSB define Tilden para o Senado e chapas próprias nas eleições proporcionais

O Partido Socialista Brasileiro, (PSB), realizou encontro regional na primeira quinzena de julho em Belo Horizonte. A Comissão Executiva Estadual definiu que a legenda formará chapas próprias para as eleições proporcionais e o Senado. O nome do ex-deputado Tilden Santiago foi confirmado como pré-candidato a senador.

Tilden agradeceu o apoio que tem recebido dos militantes de todas as regiões do Estado, e convidou os filiados a participarem da elaboração de um projeto de mandato. Para Santiago, agora o partido deve despontar como força autônoma, destacando a evolução da legenda em nível nacional nas eleições de 2008, quando proporcionalmente foi a que mais cresceu em número de prefeitos eleitos.

O prefeito de BH, Marcio Lacerda, analisou que a reorganização do partido passa por filiações e articulações no interior do Estado, com a formação de núcleos mais fortes nas cidades pólos. Para Lacerda é positivo para o fortalecimento do PSB lançar chapas próprias à Assembléia Legislativa e à Câmara Federal. Sobre a pré-candidatura de Tilden Santiago ao Senado, Lacerda avalia que o partido apresenta um nome qualificado para defender os interesses de Minas e do Brasil na Câmara Alta.

De acordo com membros da executiva do partido, a decisão sobre eventuais alianças ou coligações referentes às eleições 2010 deverá ser aprovada em convenção estadual, com a participação de todos os municípios onde o PSB estiver organizado. Segundo integrantes da direção nacional do PSB, a legenda deverá lançar candidaturas majoritárias em vários Estados.

Sobre uma possível aliança do PSB com o PSDB em Minas, o presidente estadual do PSB, deputado Wander Borges, acha que ainda é cedo para qualquer definição. Borges pontua que é melhor esperar o cenário nacional ficar mais claro para o partido tomar uma decisão.

Mineiro de Nova Era, Tilden Santiago é jornalista, professor e filósofo. Nas eleições de 2002 recebeu quase 3, 5 milhões de votos para o Senado. Foi ainda embaixador do Brasil em Cuba no primeiro mandato do presidente Lula, secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no Governo Itamar Franco e deputado federal por três mandatos. Convidado pelo governador Aécio Neves para integrar a equipe administrativa do Estado, trabalha como assessor especial da presidência da Cemig em projetos na área ambiental.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO PSB/CONTAGEM/MG

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ITINGA

Volto a Itinga, a Taquaril, após tantos anos. Desta vez para caminhar e orar como romeiro na Décima-terceira Romaria das Águas e da Terra de Minas. Em vez de comentar o evento que reuniu mineiros e mineiras de todas as regiões do Estado, prefiro divulgar neste blog a carta da Romaria de Itinga.

CARTA DA 13A ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DE MG

Tem: “TERRAS E ÁGUAS DE MINAS PEDEM SOCORRO.”
Lema: “ESCOLHE, POIS, A VIDA.”

“Eu vi o teu clamor, a tua dor e desci para caminhar com vocês” (Êxodo 3,7-10)
Somos Romeiras e Romeiros da mãe terra e da irmã água. Viemos a Itinga, no Vale do Jequitinhonha, rica região envolvida por montanhas e solos férteis, chapadas de onde se tira riquezas, terra de pedras preciosas, frutas nativas, pequizeiros e plantas medicinais. Banhada pelo Rio Jequitinhonha - cantado em versos e prosa pelos artistas natos da região - e seus inúmeros afluentes. Somos mulheres e homens, crianças, jovens, adultos e idosos. Lutamos, trabalhamos e acreditamos que é possível construir uma sociedade onde se preserva suas histórias, culturas, tradições, valores e espiritualidade, na qual os direitos do povo sejam reconhecidos e respeitados em sua totalidade. Por tudo isso irmãs e irmãos, continuaremos caminhando, como peregrinos da esperança, construindo a esperança na luta, levando em nossas bagagens a certeza na frente e a vitória na mão. Coloquemo-nos a caminho sem a indiferença dos apressados, mas com a serenidade dos que sabem contemplar a luz e a força divinas agindo em nós e, através de nós, no mundo. Que este caminhar seja sustentado pela coragem de quem sabe aonde chegar. Nessa desafiadora viagem, possamos unir forças com tantos outros e outras em busca de “um novo céu e nova terra.” Deixemo-nos guiar por Jesus Cristo, que convoca toda humanidade para ser uma só família, de todas as culturas e todas as religiões. Porque ele é o Deus único de todos os nomes, seio da saída e do retorno.
Com a força do Deus da vida, solidário e libertador, anunciamos e defendemos:
A luta dos povos originais – quilombolas, indígenas, sertanejos, geraizeiros etc - pelo seu reconhecimento e dignidade, luta por igualdade entre homens e mulheres, luta em defesa do meio ambiente, luta por reforma agrária, por soberania e segurança alimentar, por dignidade no campo e por um semi-árido sustentável.

Denunciamos:
Os grandes projetos desenvolvimentistas baseados no fortalecimento do agronegócio ligados a grandes grupos econômicos nacionais e internacionais que promovem enormes danos sociais e ambientais através da implantação de projetos de Monoculturas de eucalipto, Grandes barragens, Exploração de minérios, Pecuária extensiva, projetos que contam com forte apoio dos poderes públicos em todas as suas esferas. Estes empreendimentos são responsáveis diretos pelo empobrecimento de nossas regiões e pela intensa degradação ambiental, violência no campo e na cidade e migração sazonal que transforma os trabalhadores camponeses em migrantes que se tornam escravos na monocultura da cana-de-açúcar: campeões de podão na modernidade da produtividade, através dos “dez mil golpes de facão” por dia, pelas 15 toneladas de cana cortada, pelas doenças e mortes causadas por este processo devastador, e pela dupla jornada de trabalho das mulheres em conseqüência desta migração.

Romeiras e Romeiros da terra e das águas, da utopia de um novo mundo, caminhemos construindo um mundo possível e necessário, para uma terra sem males, com uma economia solidária, para casa da vida plena para todos e tudo. Continuemos com a mão na massa, os pés no chão, como povo de Deus que reza, mas coloca a oração no chão da terra e da vida com nossos sonhos e esperança, que a terra e a água, dom de Deus, sejam por todos partilhados.
Que possamos ao longo do caminho apreciar a beleza da natureza e da cultura popular, acolher o gorjeio dos pássaros e os clamores dos pobres, sentir o perfume das flores e de nosso chão. Que nossos ouvidos ouçam o barulho das águas, que nossos pés sejam firmes e fortalecidos pela certeza do caminhar. Enfim, que a glória de Deus brilhe em nós e através de nós!
Com a bênção de N. Sra. da Lapa e de São Francisco (patrono da Romaria), agradecemos de coração a hospitalidade do povo de Itinga e das comunidades cristãs do município, na esperança de nos reencontrarmos em 2010 na 14a Romaria das águas e da Terra de Minas Gerais, na Diocese de Januária, na cidade de Januária, no Norte de Minas. Amém, aleluia, Auêre, Uai!

Itinga, 02 de agosto de 2009.

sábado, 8 de agosto de 2009

VIEIRAS

Dia do Trabalhador Rural! As celebrações se multiplicaram pelo interior pelo interior a fora. Em Vieiras, houve uma longa romaria com centenas de produtores, plantadores de café. O Bispo de Leopoldina, Dom Dario, um eterno franciscano e uma dezena de sacerdotes, sujaram de poeira a barra de suas casulas e alvas. Prefeito, vereadores, sindicalistas e líderes comunitários cantaram e discursaram. Em Miradouro, o Prefeito Dr. Wagner, do PMDB, é um exemplo de trabalho pluripartidário. Reuniu na festa uma dezena de prefeitos de várias partidos da região. Lá esteve nosso deputado federal Rodrigo de Castro. Meu velho amigo Zé Brás, reeleito em Muriaé, que se prepare. O comentário por lá, é que Wagner que trabalha como cardiologista em Muriaé, poderá disputar a prefeitura desta cidade. Interessante ver a juventude rural e sindicalista da região, da Comissão Pastoral da Terra e da FETAEMG, trabalhando com essa nova leva de prefeitos. Em Pirapetinga, a festa incluiu também a padroeira Sant’Ana e São Cristóvão com motoristas e caminhoneiros. Lideraram as comemorações o pároco Mons. Waltancyr , o prefeito, José Isaías Masiêro do PSB, sua equipe de governo e vereadores. Reencontrei Waltencyr, velho companheiro de Mariana, hoje muito estimado do povo com 37 anos de paróquia.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

JOSÉ DE ALENCAR

A Nação brasileira acompanha com emoção, admiração e oração, a luta de José de Alencar pela vida. Especialmente nós mineiros! Se já havia um respeito profundo pelo vice-presidente, por sua pessoa, suas qualidades, seus sentimentos, sua seriedade e dedicação ao trabalho, agora por tudo que ele tem vivido nos últimos anos, pela maneira corajosa como trava a luta contra o câncer, a estima por ele está na boca de todos, por toda parte. Numa de suas manifestações mais contundentes sobre a vida e a morte, em plena televisão, ele parecia Francisco de Assis quando se referia a “duas irmãs” – a irmã vida e a irmã morte. Zé Alencar nos evangeliza com simplicidade e com realismo, pleno de verdade, de luz no coração, na mente e nas palavras.

AÉCIO NEVES

Políticos do círculo mais íntimo de Lula têm declarado que o presidente prefere enfrentar José Serra no próximo ano. Há vários indícios nas últimas semanas, sinalizando uma sensível ascensão do nome de Aécio Neves, como candidato do PSDB à Presidência. A preferência do Presidente Lula pode ser entendida, desde já, como uma reação que vem confirmar a veracidade desse crescimento. Aqueles que conhecem Aécio Neves de perto, especialmente como líder do PSDB da Câmara, não duvidam de que o governador mineiro tem maiores possibilidades de minar, ainda que parcialmente, a aliança PT+PMDB. E Lula joga tudo nessa aliança.